Sebrae, em parceria com o governo estadual e prefeituras, vai articular cadeia do turismo para beneficiar a região
Belas
praias e ventos constantes. Esta combinação faz com que o Litoral Oeste
cearense seja um polo atrativo para turistas, principalmente os interessados na
prática de esportes de aventura, como o kitesurfe e o windsurfe. Mas um destino
turístico não é feito apenas de belezas naturais. É preciso uma oferta de bons
produtos, com a prestação de serviços de qualidade. É pensando nisso que o
Sebrae Ceará está trabalhando na estruturação do roteiro Costa dos Ventos, que
envolve os municípios de Caucaia, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba e Trairi. O
trabalho, feito em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras Municipais e
empresários locais, visa articular a cadeia do turismo nesta região para que
ela possa atrair cada vez mais visitantes.
Ao invés
de cada município ou empresário fazer a sua ação isolada, a ideia é unir
esforços para que todos possam ser beneficiados. "Nosso trabalho é para
que o poder público e a iniciativa privada possam trabalhar unidos em prol do
desenvolvimento sustentável da região", afirmou Alci Porto, diretor
técnico do Sebrae. Segundo ele, o que se pretende é harmonizar a oferta
turística desses destinos, ampliando a sua competitividade no mercado, sem
deixar de respeitar as peculiaridades de cada município.
Estratégia
eficaz
Para o
superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, trabalhar a roteirização de
destinos turísticos já se mostrou uma estratégia eficaz, que pode ser
comprovada pelos resultados obtidos pela Rota das Emoções, que envolve os
estados do Ceará, Piauí e Maranhão. "Queremos que a partir da estruturação
do roteiro Costa dos Ventos, as economias dos municípios do litoral oeste
possam ser beneficiadas pelo aumento do fluxo e da permanência de turistas a
exemplo do que já acontece hoje com os municípios envolvidos no Rota das
Emoções", fala.
De acordo
com a gestora estadual de turismo do Sebrae, Evelyne Tabosa, para a
estruturação do roteiro Costa dos Ventos foram estabelecidas algumas
prioridades, como a valorização das peculiaridades de cada destino, para que o
turista viva o local visitado, mas que também se interesse em conhecer os
outros destinos. "Entendemos que o turista não quer mais ser um ator
apenas contemplativo, mas sim o ator de sua própria experiência, e pensando
nisto o Sebrae vem trabalhando para desenvolver novos produtos turísticos que
possam encantar e fidelizar os clientes", afirma a gestora.
Também
estão entre as prioridades do projeto trabalhar a qualidade dos produtos e
serviços e fortalecer a marca dos destinos e do roteiro. Para isso, consultores
do Sebrae realizaram um trabalho de mapeamento das empresas ligadas à cadeia do
turismo e dos atrativos locais, de cada um dos cinco municípios envolvidos. A
partir deste diagnóstico, segundo Evelyne Tabosa, foi elaborado um plano de
ação que será apresentado a secretários de Turismo dos municípios e a
empresários locais. O plano traz ações a serem trabalhadas para o
desenvolvimento do roteiro, como a implantação de uma política de
comercialização, a criação de um plano de marketing, e capacitações em
qualidade no atendimento, língua estrangeira e desenvolvimento de coleções nos
grupos artesanais.
De acordo
com a gestora estadual do turismo do Sebrae Ceará, após a validação do plano
com os membros do comitê Gestor do Roteiro, composto por secretários
municipais, empresários e entidades parceiras, ele será apresentado em cada um
dos municípios aos empresários locais.
"O
sucesso do roteiro depende do engajamento de todos. Por isso estamos colocando
os nossos técnicos, produtos e consultores especializados à disposição dos
municípios e empresários do Litoral Oeste", afirmou Evelyne.
NOVO ROTEIRO
Lançada a Costa dos Ventos
Após mais de um ano de
trabalho de estruturação do destino, o roteiro Costa dos Ventos, formado por
cinco município do litoral Oeste do Ceará, foi lançado no Salão do Turismo
O Ceará lançou, ontem (27), no 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo, a rota Costa dos Ventos, um novo produto turístico que integra cinco municípios do litoral Oeste cearense: Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi. O lançamento foi feito no estande do Ceará e contou com a presença de prefeitos e secretários de Turismo dos municípios, técnicos do Sebrae no Ceará e da Secretaria Estadual de Turismo do Ceará (Setur-CE).
A roteirização é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável da atividade turística, pois leva para o mercado nacional e internacional um produto turístico diferenciado. O Ceará já conta com o sucesso da Rota das Emoções, que envolve vários municípios do Estado e dos vizinhos Piauí e Maranhão.
O roteiro Costa dos Ventos vem sendo trabalhado pelo Sebrae/CE e parceiros desde 2008 e envolve, além de turismo, cultura e artesanato. "As ações de estruturação visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região", explica a gestora do projeto, Sandra Duarte.
De acordo com Sandra, a ideia da roteirização partiu do conceito de que, juntos, os municípios que possuem várias características em comum podem tornar-se mais fortes e competitivos no mercado. "Promover um produto único e harmônico é bem mais vantajoso para todos. Ganham os empresários, ganham os municípios e a região, que se desenvolve sustentavelmente", afirma.
O público alvo do projeto são os empreendedores formais e também informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios. O projeto beneficia cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.
A expectativa é de que o novo roteiro amplie em, no mínimo, 2% da taxa de ocupação dos meios de hospedagem dos municípios a cada ano; eleve em 15% o volume médio de vendas dos artesãos atendidos; incremente o fluxo turístico e estimule a formalização das micro e pequenas empresas locais.
Para isso, o Sebrae/CE investe muito na qualificação do atendimento ao turista, já que é um item indispensável para a fidelização dos turistas. Por isso, as empresas são incentivadas a participar do programa Selo de Qualidade que traz um diferencial competitivo.
Uma empresa, o Manzari Restaurante, na praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, no primeiro ano de participação no programa já conseguiu ser agraciado com o Selo.
"Acredito muito nessa proposta do roteiro integrado. A gastronomia e os nossos serviços serão o nosso grande diferencial porque apostamos na qualidade", afirma Joãozinho Gois, proprietário do restaurante, que fica localizado à beira-mar de Lagoinha.
O Ceará lançou, ontem (27), no 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo, a rota Costa dos Ventos, um novo produto turístico que integra cinco municípios do litoral Oeste cearense: Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi. O lançamento foi feito no estande do Ceará e contou com a presença de prefeitos e secretários de Turismo dos municípios, técnicos do Sebrae no Ceará e da Secretaria Estadual de Turismo do Ceará (Setur-CE).
A roteirização é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável da atividade turística, pois leva para o mercado nacional e internacional um produto turístico diferenciado. O Ceará já conta com o sucesso da Rota das Emoções, que envolve vários municípios do Estado e dos vizinhos Piauí e Maranhão.
O roteiro Costa dos Ventos vem sendo trabalhado pelo Sebrae/CE e parceiros desde 2008 e envolve, além de turismo, cultura e artesanato. "As ações de estruturação visam o incremento da comercialização desses destinos enquanto roteiro e não mais isoladamente, trabalhando não só as empresas mais diretamente ligadas à atividade turística, mas também os segmentos de artesanato e cultura de forma a promover o desenvolvimento sustentável da região", explica a gestora do projeto, Sandra Duarte.
De acordo com Sandra, a ideia da roteirização partiu do conceito de que, juntos, os municípios que possuem várias características em comum podem tornar-se mais fortes e competitivos no mercado. "Promover um produto único e harmônico é bem mais vantajoso para todos. Ganham os empresários, ganham os municípios e a região, que se desenvolve sustentavelmente", afirma.
O público alvo do projeto são os empreendedores formais e também informais dos meios de hospedagem e alimentação, bugueiros, guias de turismo, artesãos e agentes culturais dos cinco municípios. O projeto beneficia cerca de 300 empreendimentos formais e informais da cadeia produtiva do turismo local, atingindo mais de mil pessoas, gerando emprego e renda.
A expectativa é de que o novo roteiro amplie em, no mínimo, 2% da taxa de ocupação dos meios de hospedagem dos municípios a cada ano; eleve em 15% o volume médio de vendas dos artesãos atendidos; incremente o fluxo turístico e estimule a formalização das micro e pequenas empresas locais.
Para isso, o Sebrae/CE investe muito na qualificação do atendimento ao turista, já que é um item indispensável para a fidelização dos turistas. Por isso, as empresas são incentivadas a participar do programa Selo de Qualidade que traz um diferencial competitivo.
Uma empresa, o Manzari Restaurante, na praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, no primeiro ano de participação no programa já conseguiu ser agraciado com o Selo.
"Acredito muito nessa proposta do roteiro integrado. A gastronomia e os nossos serviços serão o nosso grande diferencial porque apostamos na qualidade", afirma Joãozinho Gois, proprietário do restaurante, que fica localizado à beira-mar de Lagoinha.
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