terça-feira, 30 de setembro de 2014

Regata de Canoas Mundaú chega à sua 8ª edição





O mar e a praia de Mundaú estiveram mais movimentados no último dia 29 de setembro, quando aconteceu a VIII Regata de Canoas, um evento tradicional do calendário turístico do Ceará e que movimenta a economia de Mundaú, famosa praia o litoral oeste cearense.
Esse se tornou um dos eventos mais esperados por toda a região, pois consegue reunir um público muito grande de visitantes e filhos da terra que moram em outros lugares e aproveitam os dias do evento para rever os amigos e visitar o município.
Há neste período um forte impacto na economia da localidade. O setor turístico absorve uma grande demanda, e consequentemente, amplia as receitas e abre novos postos de serviços temporários”.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Nem só com obras caras se resolve o problema da água

 Com a queda recorde do volume de abastecimento do sistema Cantareira, a região metropolitana de São Paulo corre o risco de ficar completamente sem água. Algumas previsões chegam a apontar o final do próximo mês como data limite para que a última gota seque.
Em meio ao cenário caótico apresentado, um conjunto de medidas complexas e grandiosas precisa ser adotado para tentar minimizar o impacto para a população.
No entanto, urbanistas enfatizam que não é preciso esperar a iminência de uma crise para que alternativas simples e criativas comecem a ser adotadas. Não só pelo poder público, mas por todos nós.
Desde a reutilização da água em hortas domésticas até o sistema de filtragem portátil que utiliza apenas energia solar, especialistas apresentaram algumas iniciativas de uso racional na água, durante o seminário internacional Arq. Futuro, nesta terça-feira em São Paulo.
De onde vem? Para onde vai? – Para a jornalista e ativista ambiental Cláudia Visoni, não é preciso morar no campo para criar seu próprio sistema de coleta, reaproveitamento e tratamento de água. Iniciativas urbanas do projeto Permacultura mostram que é possível tomar atitudes sustentáveis até em grandes cidades como São Paulo.
“O grande problema da cidade é que toda a água consumida é misturada e despejada em um mesmo lugar. Mas aquela que usamos para lavar as mãos ou a salada, por exemplo, é muito mais fácil de ser tratada e reaproveitada”, afirma.
De acordo com Cláudia, já há iniciativas na cidade que estimulam a coleta de água das chuvas nas casas, por meio de cisternas fáceis de serem instaladas.
Até mesmo o esgoto doméstico pode ser tratado em tanques que fazem a filtragem dos microrganismos por meio de raízes de plantas específicas e quantidades determinadas de areia.
Em média escala, Cláudia citou o exemplo do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP), que implantou sistema piloto para reaproveitar água dos banheiros na irrigação das plantas; e da paulistana Praça Victor Civita, que possui tanque de tratamento de esgoto em seu jardim.
Água limpa em qualquer lugar – Com o tamanho aproximado de uma maleta, o filtro de armazenamento movido à luz solar da empresa sueca Solvatten já tem sido usado em muitas comunidades africanas.
De acordo com a apresentação do gerente de projetos da empresa, Oliwer Wadström, o equipamento já ajudou a salvar várias vidas nas regiões mais pobres, além de poupar o tempo produtivo das famílias que antes sofriam de doenças trazidas pela água contaminada.
O dispositivo distribuído por diversas entidades ao redor do mundo custa 99 dólares a unidade e não precisa de baterias para funcionar.
“O custo é relativamente muito baixo e o equipamento dura sete anos. Na África, algumas organizações subsidiam o valor ao distribuírem em maternidades. Hoje mais crianças morrem por doenças da água contaminada que por aids e malária”, afirma Wadström.
Adaptado à realidade brasileira, o produto poderia ajudar comunidades muito afetadas pela seca, como as regiões mais pobres do sertão nordestino.
Segurança do sistema – Numa escala mais ampla, a falta de proteção e informação da rede de distribuição oficial das cidades também aumenta muito o desperdício. Segundo o engenheiro da empresa Optimale Tecnologia, que trouxe para o Brasil o sistema israelense de monitoramento TaKaDu, 95% dos sistemas operam sem informações em tempo real.
“A rede brasileira funciona como um avião que pilota sem informação da torre”, afirma Cheung. Segundo ele, a falta de informação faz com que problemas como vazamentos demorem muito para serem resolvidos e também facilita os desvios ilegais (gatos).
Ganhador de prêmio do Painel de Mudanças Climáticas da ONU, o serviço oferecido pela empresa processa as informações das companhias e gerencia os dados para evitar falhas. O software é disponibilizado na nuvem, sem a necessidade de servidor local. (Fonte: Exame.com)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Trairi: Estiagem – Prefeitura de Trairi vai construir 30 poços profundos



O povo - 26 de março de 2014 às 13:32
O prefeito Francisco José Noronha, de Trairi (Litoral Oeste), mandou para licitação, com recursos próprios, 30 poços artesianos para atender a todas as comunidades (dois poços por comunidade). O objetivo é amenizar a crise provocada pela estiagem no município. Ele também está realizando a troca de bombas de 113 outros poços.
De acordo com o prefeito, neste mês, já foram perfurados três poços profundos na sede do município, uma vez que a lagoa que a abastece a sede entrou em colapso. O drama dos trairienses se arrasta desde julho do ano passado, quando a Defesa Civil desativou os carros-pipas que atendiam ao município.
Para atender às comunidades da zona rural, a Prefeitura licitou seis carros-pipas. Um outro veículo funciona beneficiando escolas, pois sem água potável elas seriam obrigadas a cancelar as aulas.
Para amenizar o drama na zona rural de Trairi, o prefeito Francisco José Noronha, o dr. Noronha (foto), licitou, com recursos próprios, 30 poços artesianos para atender a todas as comunidades (dois poços por comunidade) e está realizando a troca de bombas de 113 outros poços. No início do mês, já havia perfurado três poços profundos na sede do município, uma vez que a lagoa que a abastece entrou em colapso. O drama dos trairienses se arrasta desde julho do ano passado, quando a Defesa Civil desativou os carros-pipas que atendiam ao município. Depois de reiteradas solicitações de dr. Noronha, o programa foi reativado em outubro, mas logo desativado. Para atender às comunidades da zona rural, a Prefeitura licitou seis carros-pipas. Outro veículo funciona beneficiando escolas, pois sem água potável elas seriam obrigadas a cancelar as aulas. “Estamos preocupados e buscando soluções”, disse o prefeito, que conseguiu incluir Município no programa “Água Para Todos”, cuja coordenação é do Ministério da Integração Nacional (MI), com 4.252 cisternas, das quais mil já foram construídas. 

Prefeito de Trairi licita perfuração 30 poços profundos

(Diário do Nordeste) Para amenizar o drama na zona rural de Trairi, o prefeito Francisco José Noronha, o Dr. Noronha, licitou, com recursos próprios, 30 poços artesianos para atender a todas as comunidades (dois poços por comunidade) e está realizando a troca de bombas de 113 outros poços. No início do mês, já havia perfurado três poços profundos  na sede do município, uma vez que a lagoa que a abastece entrou em colapso.
O drama dos trairienses se arrasta desde julho do ano passado, quando a Defesa Civil desativou os carros-pipas que atendiam ao município. Depois de reiteradas solicitações de Dr. Noronha, o programa foi reativado em outubro, mas logo desativado. Para atender às comunidades da zona rural, a prefeitura licitou seis carros-pipas. Um outro veículo funciona beneficiando escolas, pois sem água potável elas seriam obrigadas a cancelar as aulas.
“Estamos preocupados e buscando soluções”,  disse o prefeito, que conseguiu incluir Município no programa “Água Para Todos”, cuja coordenação é do Ministério da Integração Nacional (MI), com 4.252 cisternas, das quais um mil já foi construída.
O município de Trairi corre sério risco de sofrer colapso no abastecimento d’água. Para evitar esse problema e amenizar o drama de milhares de famílias, o prefeito vem desde o ano passado buscando soluções. Em dezembro último apresentou projeto ao governador Cid Gomes para a construção do Açude Trairi, no Córrego Fundo. O reservatório tem capacidade para 58 milhões de metros cúbicos.
O governador prometeu iniciar a obra ainda neste ano, mas, até o momento não foi aberto nenhum processo de licitação. Orçado em aproximadamente R$ 40 milhões, o reservatório será a redenção do município.

Em Trairi, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2014 passa batido



O dia
Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos que envolvem voluntários em todo o mundo. Cerca de 40 milhões de pessoas em 125 países são mobilizadas em prol da ação.
O que é?
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) é um dos eventos mais conhecidos e reconhecidos no mundo, contando com a participação de 40 milhões de pessoas desde seu início, em mais de 120 países.  No Brasil, ocorre há 15 anos e conta com um ativo de mais de 10 mil voluntários a cada ano.
Além da limpeza das praias, rios, lagoas e nascentes e da conscientização ecológica do usuário desses ambientes, o DMLRP tem como principal objetivo catalogar o lixo encontrado.
Os dados contabilizados são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos para análises estatísticas e então encaminhados à Comissão Intergovernamental Oceanográfica da ONU. Com base nesses dados, a Comissão e instituições parceiras, buscam desenvolver estratégias para: construir um movimento social para promover a despoluição dos rios e oceanos, engajar a indústria para desenvolver soluções, promover revisão das legislações sobre o tema, aprofundar e disseminar o conhecimento científico e conectar lideranças.
Objetivo Geral:
Contribuir com a conservação dos recursos hídricos e da zona costeira do Brasil.

Ceará
- Local da Base Geral do Ceará: Praia de Iracema Calçadão em frente ao Estoril em Fortaleza
- Horário: 8 às 12h: limpeza de praia | 16 às 19h: ações de sensibilização e educativas.
- instituição responsável: AQUASIS (Projeto Limpando o Mundo), Ecofor, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mar do Ceará, Verde Luz.
- Patrocínio: Greenish
- Apoio: SESC Ceará e Prefeitura de Fortaleza
Terá ações de abordagem de pessoas no calçadão da Praia de Iracema para sensibilização sobre o “LIxo no Mar”, exposição de fotos, roda de diálogos, cortejo dos Bichos do Mar com tambores, Tartarugas e o Peixe-boi bumbá.
- See more at: http://www.sosma.org.br/eventos/participe-dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-oceanos/#sthash.bTjcGL7s.dpuf

Ceará
- Local da Base Geral do Ceará: Praia de Iracema Calçadão em frente ao Estoril em Fortaleza
- Horário: 8 às 12h: limpeza de praia | 16 às 19h: ações de sensibilização e educativas.
- instituição responsável: AQUASIS (Projeto Limpando o Mundo), Ecofor, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mar do Ceará, Verde Luz.
- Patrocínio: Greenish
- Apoio: SESC Ceará e Prefeitura de Fortaleza
Terá ações de abordagem de pessoas no calçadão da Praia de Iracema para sensibilização sobre o “LIxo no Mar”, exposição de fotos, roda de diálogos, cortejo dos Bichos do Mar com tambores, Tartarugas e o Peixe-boi bumbá.
- See more at: http://www.sosma.org.br/eventos/participe-dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-oceanos/#sthash.bTjcGL7s.dpuf
Ceará
- Local da Base Geral do Ceará: Praia de Iracema Calçadão em frente ao Estoril em Fortaleza
- Horário: 8 às 12h: limpeza de praia | 16 às 19h: ações de sensibilização e educativas.
- instituição responsável: AQUASIS (Projeto Limpando o Mundo), Ecofor, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mar do Ceará, Verde Luz.
- Patrocínio: Greenish
- Apoio: SESC Ceará e Prefeitura de Fortaleza
Terá ações de abordagem de pessoas no calçadão da Praia de Iracema para sensibilização sobre o “LIxo no Mar”, exposição de fotos, roda de diálogos, cortejo dos Bichos do Mar com tambores, Tartarugas e o Peixe-boi bumbá.
- See more at: http://www.sosma.org.br/eventos/participe-dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-oceanos/#sthash.bTjcGL7s.dpuf
Ceará
- Local da Base Geral do Ceará: Praia de Iracema Calçadão em frente ao Estoril em Fortaleza
- Horário: 8 às 12h: limpeza de praia | 16 às 19h: ações de sensibilização e educativas.
- instituição responsável: AQUASIS (Projeto Limpando o Mundo), Ecofor, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mar do Ceará, Verde Luz.
- Patrocínio: Greenish
- Apoio: SESC Ceará e Prefeitura de Fortaleza
Terá ações de abordagem de pessoas no calçadão da Praia de Iracema para sensibilização sobre o “LIxo no Mar”, exposição de fotos, roda de diálogos, cortejo dos Bichos do Mar com tambores, Tartarugas e o Peixe-boi bumbá.
- See more at: http://www.sosma.org.br/eventos/participe-dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-oceanos/#sthash.bTjcGL7s.dpuf
Ceará
- Local da Base Geral do Ceará: Praia de Iracema Calçadão em frente ao Estoril em Fortaleza
- Horário: 8 às 12h: limpeza de praia | 16 às 19h: ações de sensibilização e educativas.
- instituição responsável: AQUASIS (Projeto Limpando o Mundo), Ecofor, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Mar do Ceará, Verde Luz.
- Patrocínio: Greenish
- Apoio: SESC Ceará e Prefeitura de Fortaleza
Terá ações de abordagem de pessoas no calçadão da Praia de Iracema para sensibilização sobre o “LIxo no Mar”, exposição de fotos, roda de diálogos, cortejo dos Bichos do Mar com tambores, Tartarugas e o Peixe-boi bumbá.
- See more at: http://www.sosma.org.br/eventos/participe-dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-oceanos/#sthash.bTjcGL7s.dpuf

domingo, 21 de setembro de 2014

Deixar carro na garagem melhora bem-estar, diz estudo

Um estudo britânico diz que caminhar, pedalar ou até tomar condução para o trabalho é melhor para o bem-estar do que dirigir. A pesquisa das universidades de East Anglia (UEA) e York observou 18 mil pessoas durante uma década.
A conclusão dos especialistas é que deixar o carro na garagem pode ter um impacto profundo na qualidade de vida. Além dos óbvios efeitos na saúde, o estudo destaca os efeitos psicológicos da troca de meio de transporte.
Os cientistas da Escola Médica da UEA e do Centro para Economia Sanitária da Universidade de York monitoraram níveis de inutilidade, infelicidade, insônia e incapacidade de resolver problemas dos participantes.
Eles também levaram em conta outros fatores que afetam o bem-estar, como renda, filhos, mudanças de casa ou trabalho ou relacionamentos.
‘Mais contentes’ – No grupo de 18 mil pessoas, 73% usava carros para ir ao trabalho, 13% caminhava e 3% pedalava. Cerca de 11% adotava o transporte público.
Aqueles que tinham viagens mais ativas apresentaram níveis de bem-estar maiores do que os que dirigiam ou tomavam condução.
Ao analisar os níveis de bem-estar de um pequeno grupo que trocou o carro ou o ônibus por bicicleta ou caminhada, os pesquisadores descobriram que o grupo ficou mais contente.
“A nossa pesquisa mostra que quanto mais tempo as pessoas passam dentro de carros, pior para o bem-estar psicológico. Correspondentemente, elas se sentem melhor quando fazem uma caminhada mais longa para o trabalho”, afirmou o coordenador da pesquisa, Adam Martin, da UEA.
Martin disse ainda ter ficado surpreso com o fato de que as pessoas que trocaram carro por condução também se sentirem melhor.
“Você poderia pensar que problemas no transporte público ou multidões causam bastante estresse. Mas ônibus e trens também proporcionam oportunidades de conversa, leitura e normalmente as pessoas caminham para o ponto de ônibus ou estação de trem”, afirmou Martin. “Parece que isso alegra as pessoas.”
Estudos anteriores já tinham apontado os benefícios de não andar de carro para quem quer controlar o peso.
Homens que vão trabalhar de ônibus ou trem têm, em média, cerca de três quilos a menos que os que dirigem. (Fonte: Terra)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Metade das empresas em operação no país está inadimplente

 Ou: tudo o mais constante no modelo Dilma, a próxima vítima será o emprego. Mas presidente diz que seu programa de governo é este mesmo…

Em entrevista coletiva concedida neste domingo, a presidente-candidata Dilma Rousseff explicou por que não apresentou até agora o seu programa de governo. Segundo disse, seu programa já está em curso. Ah, bom! Quer dizer que, caso vença, teremos mais quatro anos iguais aos quatro passados. Pois é… A questão é saber se o país resiste.
Reportagem de Toni Sciarretta, na Folha de hoje, informa que há recorde histórico de inadimplência das empresas. Nada menos de 3,5 milhões das 7 milhões de empresas operacionais estavam, em julho, com algum tipo de dívida em atraso, “resultado da queda de vendas e do aumento de custos com fornecedores, funcionários e bancos”. Os dados são do Serasa.
Para o Serasa, informa a reportagem, “é operacional a companhia que pesquisou a situação cadastral de um cliente ou teve o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) consultado no último ano”. Na Receita Federal, existem cadastrados 14 milhões de CNPJs, mas este inclui as companhias não operacionais — as que entraram em falência, por exemplo. Ainda que se leve em consideração esse banco de dados, estaríamos falando de 25% de inadimplência, o que já seria um número alarmante.
Que fique claro: os dados do Serasa não incluem os débitos com a Receita, com o INSS ou com os fiscos estaduais ou municipais, exceção feita aos casos em que essas pendências já estão em fase de execução ou entraram para a dívida ativa da União. Fossem computadas essas dívidas, o número seria ainda maior. Como informa a reportagem da Folha, os critérios do Serasa levam em conta as empresas que “estão com débito em atraso no banco, deram cheque sem fundo, tiveram títulos protestados, enfrentam ações judiciais porque não pagaram fornecedores ou funcionários, tiveram (ou terão) a luz e o telefone cortados ou entraram em recuperação judicial”.
Esses dados ajudam a explicar o mau humor da esmagadora maioria do empresariado com o governo Dilma. São empresas de pequeno e médio portes 91% das inadimplentes. Um terço delas está em São Paulo — Estado em que Dilma enfrenta, note-se, uma enorme rejeição. O setor mais afetado é o comércio, que responde por 47% do total, seguido por serviços (42,6%) e indústria (9,1%). Não custa lembrar que os dois primeiros responderam em grande parte pelo modo petista de crescer, ancorando-se no consumo. Também foram eles os principais responsáveis pela manutenção dos empregos.
Em alguma hora, no entanto, os quatro anos de crescimento mixuruca da economia — e vem o quinto por aí — cobrariam o seu preço. Tudo o mais constante na baixa, parece razoável supor que o emprego será a próxima vítima.
Mas Dilma diz que o seu programa de governo é este mesmo.
Por Reinaldo Azevedo
 

domingo, 14 de setembro de 2014

Papiro citando a Santa Ceia pode ser o mais antigo amuleto do cristianismo

Um fragmento de papiro com referência à Santa Ceia pode ser o mais antigo amuleto do Cristianismo. O pedaço de papel foi descoberto por uma pesquisadora entre milhares de papiros mantidos na biblioteca da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
A responsável pelo achado, Roberta Mazza, diz que ele provavelmente foi usado dobrado em um pingente como amuleto de proteção. “Foi uma descoberta importante e inesperada. Trata-se de um dos primeiros registros de uso de magia no contexto do cristianismo e o primeiro amuleto com referência à Santa Ceia”, diz Mazza.
O fragmento é provavelmente originário de uma cidade do Egito. Seu texto traz uma mistura de trechos dos Salmos e do evangelho de Matheus. “Na época, cristãos começaram a utilizar passagens da Bíblia como amuleto de proteção”, diz Mazza. “Por isso, este achado marca o início de uma importante tendência”, completa.
Análises de carbono indicam que o papiro data de período entre os anos de 574 e 660. O criador provavelmente transcreveu trechos da Bíblia de que lembrava de cabeça, ao invés de copiá-los. Segundo a pesquisa, há erros de ortografia e palavras que não estão na ordem correta, como estão na Bíblia.
A íntegra do texto diz:
“Temei o que governará sobre a terra.
Saibam nações e povos que Cristo é o nosso Deus.
Pois ele falou e tudo veio a ser, ele mandou, e tudo foi criado; ele colocou tudo sob os nossos pés e nos libertou da cobiça de nossos inimigos.
Nosso Deus preparou uma Ceia Sagrada no deserto para o povo e deu o maná da Nova Aliança para comermos, o corpo imortal do Senhor e o sangue de Cristo derramado por nós para a remissão dos pecados”.
A passagem foi originalmente escrita na parte de trás de um recibo usado para pagamento ou cobrança de imposto. Um texto quase ilegível faz referência à coleta de tributos da vila de Tertembuthis, localizada no interior de Hermópolis, cidade da antiguidade onde hoje está localizada El Ashmunein, no Egito.
“Provavelmente, a pessoa que utilizou as costas do papiro para escrever o texto do amuleto era dessa mesma região”, diz Mazza.
A descoberta será apresentada por Roberta Mazza em conferência internacional. Em seu estudo, ela mostra que cristãos adotaram a prática egípcia de usar amuletos para proteger seu portador e afastar perigos. Segundo a pesquisadora, a prática pode ser verificada ainda hoje, no uso de escapulários e orações em santinhos.

sábado, 13 de setembro de 2014

O caso Petrobrás

Longe de esfriar, o caso Petrobras só esquentou. Está pelando. E agora os emissários do governo resolveram fazer um pouco de terrorismo para assustar os parlamentares. A primeira frente de preocupação do Planalto vem de Nestor Cerveró, presidente da Área Internacional da Petrobras quando a empresa brasileira comprou a refinaria de Pasadena, em 2006. Ele teria feito o memorial executivo recomendando a compra, em parceria com Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento e Refino até o ano retrasado — é aquele sujeito que está preso, acusado de se envolver com lavagem de dinheiro. Já falo a respeito dele.
Muito bem! Oito anos depois da compra da refinaria de Pasadena, Dilma jogou toda a responsabilidade nas costas de Cerveró e o demitiu de maneira humilhante, pela imprensa, da direção financeira da BR Distribuidora, cargo que ele ocupava até a semana passada. O homem está fora do país e, segundo informa a Folha nesta terça, emitiu sinais a parlamentares da oposição de que está disposto a falar no Congresso. A falar o quê? Ninguém sabe! Serão apresentados requerimentos convidando-o a depor nas comissões de Minas e Energia, Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e Relações Exteriores.
Esse não é o único fio desencapado. O outro é Paulo Roberto Costa, cuja prisão passou ontem de temporária para preventiva. Numa eventual CPI da Petrobras — que o governo tenta evitar a todo custo —, ele seria certamente uma das principais personagens.
Sim, Costa fez com Cerveró, a quatro mãos, o documento que recomendou a compra de Pasadena, omitindo as cláusulas que geraram um prejuízo à Petrobras de US$ 1,18 bilhão. Mas está mais enrolado do que isso. Segundo a PF, ele era um dos parceiros do doleiro Alberto Yousseff, principal personagem da operação Lava-Jato. A PF acredita que Yousseff pagou a Costa R$ 7,9 milhões de propina relacionados à refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. É aquele empreendimento que a Petrobras deveria tocar em parceria com a PDVSA, da Venezuela, e que, na prática, caiu inteiro no seu colo. Até aí, vá lá. Ocorre que a refinaria foi orçada em US$2,5 bilhões e, hoje, estima-se que não saia por menos de US$ 20 bilhões.
Na estatal, Costa acabou, vamos dizer assim, sendo adotado pelo PMDB e pelo PT. Nos bastidores, emissários do Planalto fazem terrorismo. A mensagem é a seguinte: se o ex-diretor falar, pode ser ruim para todo mundo. Segundo comentam deputados e senadores petistas, o temor maior de uma CPI não é o, por si, escandaloso contrato de Pasadena, mas as ramificações políticas do diretor que está preso. Até 2012, ele circulava pampeiro e poderoso por vários gabinetes da Câmara e do Senado.
Eis o ambiente que garantiu a decadência da maior empresa do país, que perdeu mais de R$ 200 bilhões em valor de mercado em três anos e que viu a sua dívida saltar R$ 180 bilhões para R$ 300 bilhões no período. Escolham o que vocês acham que poderia render uma CPI na Petrobras. Prejuízo de US$ 1,18 bilhão na compra de uma refinaria nos EUA? Sim, tem isso. O confisco de duas refinarias da Petrobras por Evo Morales, aliado dos petistas? Tem isso também. Uma refinaria orçada em US$ 2,5 bilhões que já está custando US$ 20 bilhões e ainda não começou a operar? Ora, é claro que tem! Atraso de quatro anos na construção de um complexo petroquímico, no Rio, cujo custo já saltou de R$ 19 bilhões para R$ 26,6 bilhões? É só pedir, que a Petrobras produziu esse escândalo. Negócios suspeitos com uma empresa de plataformas holandesa? É claro que esse produto não poderia faltar!
A maior empresa brasileira, que serviu ao proselitismo político do PT em três eleições consecutivas, se transformou numa casa de horrores, na casa da mãe joana, em instrumento das politicagens mais vis.
Hoje, já não cabe mais a campanha “O petróleo é nosso”. Hoje, é preciso lançar a campanha “A Petrobras é nossa” — antes que o PT acabe com ela. O partido já torrou mais de R$ 200 bilhões de seu valor de mercado. A parte que sobrou já é menos da metade.
Por Reinaldo Azevedo

Pesquisadores do Ceará criam clone transgênico de cabra

Portadora de genes humano e caprino, uma cabra transgênica desenvolvida na Universidade de Fortaleza (Unifor) pode trazer ajuda aos portadores de um distúbio metabólico. “Gluca”, como foi batizada, nasceu no dia 27 de março deste ano e é o primeiro clone transgênico de cabra da América Latina, segundo os pesquisadores. “Para nós, é um marco muito importante. É o primeiro clone transgênico de caprino da América Latina. Ela recebe um acompanhamento clínico diário. Podemos dizer que está completamente saudável e ativo”, afirma o doutor em fisiologia, Marcelo Bertolini.
Doença de Gaucher – A expectativa dos pesquisadores Marcelo Bertolini e Luciana Bertonili é que o clone transgênico seja capaz de produzir no leite a proteína humana “glucocerebrosidade” que falta no organismo de pessoas portadoras da doença de Gaucher.
De acordo com os coordenadores do projeto, a falta da proteína “glucocerebrosidade” nos humanos pode comprometer várias órgãos. O tratamento é feito pela terapia de reposição enzimática e tem altos custos para país. A pessoa portadora da doença precisa levar injeção da enzima a cada duas semanas. O tratamento é custeado pelo governo.
“Desde a década de 1990, o Brasil importa proteínas para o tratamento. É uma das doenças que o Ministério da Saúde tem mais gastos para custear o tratamento de cerca de 600 pacientes. É um custo de R$ 180 milhões a R$ 200 milhões. Esse animal vislumbra a possibilidade de que a gente produza essa proteína no Brasil o que baratearia os gastos”, afirma o pesquisador.
Pesquisa – A pesquisa que resultou no nascimento do clone de caprino transgênico durou cerca de três anos. As células do animal foram retiradas do tecido da orelha de uma cabra e levada para laboratório, onde foram cultivadas em placas e modificadas geneticamente. Os pesquisadores acrescentaram genes humanos às células de caprino. “O gene tem a mesma sequência que o nosso, 100% igual ao gene humano. Então, a proteína que ela produzir vai ser a mesma”, explica a pesquisadora Luciana Bertonili.
Depois do nascimento de “Gluca”, o próximo passo é induzir a lactação na cabra para confirmar se o leite dela pode realmente ajudar a salvar vidas no futuro. Os pesquisadores devem extrair a proteína do leite, purificá-la e testá-la para trabalhar na produção do medicamento. De acordo com Luciana Bertonili, caso seja encontrada a presença da proteína e testes comprovem a ação na doença, uma previsão “otimista” é que entre cinco e 10 anos o medicamento possa ser utilizado. “Ainda temos um caminho a seguir”, afirma.
Os pesquisadores desenvolveram o projeto com a colaboração de estudantes do Doutorado em Biotecnologia e do Programa de Iniciação Científica dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Unifor. O projeto foi apoiado pelo Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia e desenvolvida em parceria com a fazenda Agropecuária Esperança Ltda. E com a empresa Quatro G Pesquisa e Desenvolvimento, que faz parte do Parque Tecnológico da PUC do Rio Grande do Sul.
Em 2012, os pesquisadores Marcelo Bertolini e Luciana Bertonili também foram os responsáveis pelo desenvolvimento de Lisa, uma cabra transgênica que produz no leite a proteína lisozima, presente no leite materno e capaz de combater a diarréia infantil. (Fonte: G1)

Elite privilegiada

Desabafo do Jornalista Luiz Nassif
Muitos se dizem aviltados com a corrupção e a baixeza de nossos políticos.

Eu não, eles são apenas o espelho do povo brasileiro: um povo
preguiçoso, malandro, e que idolatra os safados. É o povo brasileiro
que me avilta !

Não é difícil entender porque os eleitores brasileiros aceitam o LULA
e a quadrilha do PT como seus líderes. A maioria das pessoas deste
país faria as mesmas coisas que os larápios oficiais: mentiriam,
roubariam, corromperiam e até matariam.Tudo pela sua conveniência.

Com muitas exceções, os brasileiros se dividem em 2 grupos :

1) Os que roubam e se beneficiam do dinheiro público, e

2) Os que só estão esperando uma oportunidade de entrar para o grupo 1.

Por que será que o brasileiro preza mais o Bolsa Família que a moralidade?

Fácil : Com a esmola mensal do bolsa família não é preciso trabalhar,
basta receber o dinheiro e viver às custas de quem trabalha e paga
impostos.

Por que será que o brasileiro é contra a privatização das estatais?

Fácil: Em empresa privada é preciso trabalhar, ser eficiente e
produtivo; senão perde o emprego. Nas estatais é eficiência zero,
comprometimento zero e todos a receber o salário garantido, pago com o
imposto dos mesmos idiotas contribuintes.

Para mim chega!

Passei minha vida inteira trabalhando, lutando e tentando ajudar os outros.

Resultado : Hoje sou chamado de  'Elite Privilegiada' .

Hoje a moda é ser traficante, lobista, assaltante e excluído social.

Por isso, tomei a decisão de deixar de ser inocente útil, e de me
preocupar com este povo que não merece nada melhor do que tem.

Daqui pra frente, mudarei minha postura de cidadão.

Vou me defender e defender os direitos e interesses da nossa 'Elite
Privilegiada'.

1) Ao contrário dos últimos 20 anos, não farei mais doações para
creches, asilos e hospitais. Que eles consigam os donativos com seu
Querido 'governo voltado para o Social'.

2) Não contribuirei mais com as famosas listinhas de fim de ano para
cesta de natal, de porteiros manobristas, faxineiros e outros.
Eles já recebem a minha parte pelo Bolsa-Família.

3) Não comprarei mais CDs e não assistirei a filmes e peças de teatro
dos artistas que aderiram ao Lulismo.

Eles que consigam sua renda com as classes c e d, já que a classe
media que os sustentou até hoje não merece consideração.

4) Não terei mais empregados oriundos do norte-nordeste (curral
eleitoral petista). Por que eles não utilizam um dos 'milhões de
empregos gerados por este governo'?

5) Depois de 25 anos pagando impostos , entrarei no seleto grupo de
sonegadores. Usarei todos os artifícios possíveis para fugir da
tributação, especialmente dos impostos federais (IR). Assim, este
governo usará menos do meu dinheiro para financiar o MST, a Venezuela,
a Bolívia e as 'ONG´s fajutas dos amigos do Lula'.

6) Está abolida toda e qualquer 'gorjeta' ou 'caixinha' para
carregadores, empacotadores, frentistas, e outros 'excluídos sociais'.
Como a vida deles melhorou MUITO com este governo de esquerda', não
precisam mais de esmolas.

7) Não comprarei mais produtos e serviços de empresários que aderiram
ao Lulismo. É só consultar a lista da reunião de apoio ao Lula,
realizada em Setembro/06. Como a economia está 'uma beleza', eles não
estão precisando de clientes da 'Elite Privilegiada'.

8) As revistas, jornais e tv´s que defenderam os corruptos em troca de
contratos oficiais estão eliminadas da minha vida (Isto É, Carta
Capital, Globo, etc). A imprensa adesista é um 'câncer a ser
combatido'. As tv´s que demitiram jornalistas que incomodaram o
governo (lembra da Record com o Boris Casoy?) já deixaram de ser
assistidas em casa.

9) Só trabalho com serviços públicos privatizados. Como a 'Elite
Privilegiada' defende a Privatização, usarei DHL ao invés dos
Correios, não terei contas na CEF, B.Brasil e outros Órgãos Públicos
Corruptos.

10) Estou avisando a meus filhos : Namorados petistas serão convidados
a não entrar em minha casa. E dinheiro da mesada que eu pago não
financia balada e nem restaurante com petista. Sem Negociação.

11) Não viajo mais para o Nordeste. Se tiver dinheiro, vou para o
exterior. O Brasil que eu vivo é o da
'Elite Privilegiada' , não vou dar PIB para inimigo.

12) Não vou esquecer toda a sujeira que foi feita para a reeleição do
'Sapo Barbudo', nem os nomes dos seus autores. Os boatos maldosos da
privatização ( Jacques Wagner, Tarso Genro, Ciro Gomes), a divisão do
Brasil entre ricos e pobres ( Lula, José Dirceu), a Justiça comprada
no STF (Nelson Jobin), a vergonha da Polícia Federal acobertando o PT
(Tomás Bastos), a virulenta adesão do PMDB (Sarney, Calheiros,
Quércia), a superexposição na mídia do Lula ( Globo).

Sugiro que vocês comecem a defender sua ideologia e seu estilo de
vida, senão, logo logo, teremos nosso patrimônio confiscado pela
'Ditadura do Proletariado'.

Estou de luto ! Meu país morreu !


- EU DESISTI DO BRASIL !!!


Luiz Nassif

Árvore de 500 anos é incendiada em suposto ritual de magia negra no AM

Uma árvore de 500 anos e aproximadamente 35 metros de altura foi incendiada na madrugada deste sábado (3), na Reserva Florestal Adolpho Ducke (RFAD), situada nas Zonas Norte e Rural de Manaus. Há suspeitas de que o incêndio tenha iniciado durante um ritual de magia negra. A centenária árvore da espécie Angelim-pedra foi encontrada com a parte interna do tronco em chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros apagou o fogo, mas ainda há focos de brasas, que deixam o risco do fogo se alastrar para outras árvores. Velas coloridas e alimentos foram encontrados no local.
O funcionário do Museu da Amazônia (Musa), Rubenaldo Ferreira, disse que, por volta das 8h, passava pela Avenida Margarita quando percebeu fumaça entre as copas das árvores. Ele relatou que avistou uma viatura da Polícia Militar no início da trilha, localizada às margens da Avenida Margarita, no Bairro Cidade de Deus, a cerca de 500 metros da guarita da Reserva e 300 metros do Posto Sabiá 1, de vigilância do local.
“Resolvemos entrar na mata para verificar o que estava acontecendo. Depois de caminhar alguns metros, encontramos o tronco da árvore com uma cavidade e na área interna parte da madeira já havia sido queimada, mas as chamas ainda estavam consumindo o restante”, revelou Rubenaldo Ferreira.
Ao redor da árvore, velas vermelhas, pretas e amarelas foram encontradas juntamente com alimentos em um altar. “Acredito que ela foi danificada durante ritual de magia negra, pois ainda havia velas pretas, frutas e alimentos geralmente utilizados na cerimônia”, afirmou.
O Corpo de Bombeiros foi acionado logo após a descoberta da árvore em chamas. Uma equipe da corporação apagou o fogo. Entretanto, no final da tarde deste sábado o G1 esteve no local e constatou que ainda havia focos de fumaça e brasas no interior do tronco. “O âmago da árvore continuou sendo consumido pela brasa mesmo após a intervenção dos bombeiros. É lamentável, mas a árvore não sobreviverá e o risco agora é que ela continue queimando, atingindo as demais árvores da mata”, explicou a monitora do Musa, Larissa Rodrigues.
A Reserva Florestal Adolpho Ducke tem uma área de aproximadamente 10 mil hectares. O local tem igarapés e trilhas em meio à mata fechada. A RFAD é administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Duas empresas terceirizadas são responsáveis pela segurança da reserva. Porém, há apenas três vigilantes na área, sendo um na guarita da reserva, um no Posto Sabiá 1 e outro segurança no Posto Sabiá 3.
“Existem várias trilhas e a reserva é muito grande. É quase impossível fiscalizar toda a área. Até nossa equipe do Museu da Amazônia, que funciona na reserva, tem dado suporte na fiscalização, realizando patrulhamento. Muita gente entra na reserva para caçar e cortar árvores, e nós coibimos essas práticas, mas é a primeira vez que vejo uma árvore sendo queimada viva”, comentou Rubenaldo Ferreira.
Segundo os funcionários do local, os recursos naturais da Reserva Adolpho Ducke têm sido degradados pela população, que visitam o igarapé através da trilha da Avenida Margarita, deixando resíduos pelo caminho. Não há grade de proteção e nem placas de sinalização alertando sobre proibição de entrar na área. “Essa trilha é bastante frequentada pelos moradores da região, que entram na mata para se banhar nas águas do igarapé e da nascente. Eles têm deixado grande quantidade de lixo”, lamentou a monitora Larissa Rodrigues.
O funcionário do Musa Rubenaldo Ferreira cobrou a conservação dos recursos naturais da reserva e a manutenção da área de floresta amazônica. “Temos que fazer algo porque a sociedade precisa de noção da importância da fauna e flora da reserva, que abriga diversas espécies de plantas e animais”, enfatizou. (Fonte: G1)

NUNCA LI NADA IGUAL CONTRA O EX-PRESIDENTE

Carta de Gilberto Geraldo Garbi para Lula.

 
Gilberto Geraldo Garbi foi um dos alunos classificados a seu tempo como UM DOS MELHORES ALUNOS DE MATEMÁTICA que já haviam adentrado o ITA.
Depois de graduado, desenvolveu carreira na TELEPAR, onde chegou a Diretor Técnico e Diretor Presidente, sendo depois Presidente da TELEBRAS.

A CAMINHO DOS 99,9999995%

Há poucos dias, a imprensa anunciou amplamente que, segundo as últimas pesquisas de opinião, Lula bateu de novo seus recordes anteriores de popularidade e chegou a 84% de avaliação positiva.
É, realmente, algo "nunca antes visto nesse país" e eu fiquei me perguntando o que poderemos esperar das próximas consultas populares.

Lembro-me de que quando Lula chegou aos 70% achei que ele jamais bateria Hitler, a quem, em seu auge, a cultíssima Alemanha chegara a conceder 82% de aprovação.

Mas eu estava enganado: nosso operário-presidente já deixou para trás o psicopata de bigodinho e hoje só deve estar perdendo para Fidel Castro e para aquele tiranete caricato da Coreia do Norte, cujo nome jamais me interessei em guardar. Mas Lula tem uma vantagem sobre os dois ditadores: aqui as pesquisas refletem verdadeiramente o que o povo pensa, enquanto em Cuba e na Coreia do Norte as pesquisas de opinião lembram o que se dizia dos plebiscitos portugueses durante a ditadura lusitana: SIM, Salazar fica; NÃO, Salazar não sai; brancos e nulos sendo contados a favor do governo.

Portanto, a popularidade de Lula ainda "tem espaço" para crescer, para empregar essa expressão surrada e pedante, mas adorada pelos economistas. E faltam apenas cerca de 16% para que Lula possa, com suas habituais presunção e imodéstia, anunciar ao mundo que obteve a unanimidade dos brasileiros em torno de seu nome, superando até Jesus Cristo ou outras celebridades menores que jamais conseguiram livrar-se de alguma oposição...

Sim, faltam apenas 16% mas eu tenho uma péssima notícia a dar a seu hipertrofiado ego: pode tirar o cavalinho da chuva, cumpanhero, porque de 99,9999995% você não passa.

Como você não é muito chegado em Aritmética, explico melhor: o Brasil tem 200.000.000 de habitantes, um dos quais sou eu. Represento, portanto, 1 em 200.000.000, ou seja, 0,0000005% enquanto os demais brasileiros totalizam os restantes 99,9999995%. Esses, talvez, você possa conquistar, em todo ou em parte. Mas meus humildes 0,0000005% você jamais terá porque não há força neste ou em outros mundos, nem todo o dinheiro com que você tem comprado votos e apoios nos aterros sanitários da política brasileira, não há, repito, força capaz de mudar minha convicção de que
você foi o pior dentre todos os presidentes que tive a infelicidade de ver comandando o Brasil em meus 65 anos de vida.
E minha convicção fundamenta-se em um fato simples: desde minha adolescência, quando comecei a me dar conta das desgraças brasileiras e a identificar suas causas, convenci-me de que na raiz de tudo está a mentalidade dominante no Brasil, essa mentalidade...

dos que valorizam a esperteza e o sucesso a qualquer custo;
dos que detestam o trabalho e o estudo;
dos que buscam o acesso ao patrimônio público para proveito pessoal;
dos que almejam os cabides de emprego e os cargos fantasmas;
dos que criam infindáveis dinastias nepotistas nos órgãos públicos;
dos que desprezam a justiça desde que a injustiça lhes seja vantajosa;
dos que só reclamam dos privilégios por não estar incluídos entre os privilegiados;
dos que enriquecem através dos negócios sujos com o Estado;
dos que vendem seus votos por uma camiseta, um sanduíche ou, como agora, uma bolsa família;
dos que são incapazes de discernir, comover-se e indignar-se diante de infâmias.

Pense a maioria o que quiser, diga a maioria o que disser, não mudarei minha convicção de que este País só deixará de ser o que é - uma terra onde as riquezas produzidas pelo suor da parte honesta e trabalhadora é saqueada pelos parasitas do Estado e pelos ladrões privados eternamente impunes - quando a mentalidade da população e de seus representantes for profundamente mudada.

Mudada pela educação, pela perseverança, pela punição aos maus, pela recompensa aos bons, pelo exemplo dos governantes.
E você Lula, teve uma oportunidade única de dar início à mudança dessa mentalidade.
Você teve a oportunidade de tornar-se nossa tão esperada âncora moral, esta sim, nunca antes vista nesse País.
Mas não, você preferiu o caminho mais fácil e batido das práticas populistas e coronelistas de sempre, da compra de tudo e de todos.
Infelizmente para o Brasil você estava certo: para que se esforçar, escorado apenas em princípios de decência, se muito mais rápido e eficiente é comprar o que for necessário, nessa terra onde quase tudo está à venda?
Eu não o considero inteligente, no nobre sentido da palavra, porque uma pessoa verdadeiramente inteligente, depois de chegar aonde você chegou, partindo de onde você partiu, não chafurdaria nesse lamaçal em que você e sua malta alegremente surfam. Mas reconheço em você uma esperteza excepcional: nunca antes nesse País um presidente explorou tão bem, em proveito próprio e de seu bando, as piores qualidades da massa brasileira e de seus representantes.
Esse é seu legado maior: o de haver escancarado a lúgubre realidade de que o Brasil continua o mesmo que Darwin encontrou quando passou por essas plagas em 1832 e anotou em seu diário: "Aqui todos são subornáveis".

Você destruiu as ilusões de quem achava que havíamos evoluído em nossa mentalidade e matou as esperanças dos que ainda acreditavam poder ver um Brasil decente antes de morrer.

Você não inventou a corrupção brasileira, mas fez dela um maquiavélico instrumento de poder.

Você é o sonho de consumo da banda podre desse País, o exemplo que os funcionários corruptos do Brasil sempre esperaram para poder dar, sem temores, plena vazão a seus instintos.
Você faz da mentira e da demagogia seu principal veículo de comunicação com a massa.
A propósito, o que é que você sente, todos os dias, ao olhar-se no espelho e lembrar-se do que diz nos palanques?
Você sente orgulho em subestimar a inteligência da maioria e ver que vale a pena?
Você mentiu quando disse haver recebido como herança maldita a política econômica de seu antecessor.
Você mentiu ao dizer que não sabia do Mensalão
Mentiu quando disse que seu filho enriqueceu através do trabalho
Mentiu sobre os milhões que a Ong 13, de sua filha, recebeu sem prestar contas
Mentiu ao afastar Dirceu, Palocci, Gushiken e outros cumpanheros pegos em flagrante
Mente quando, para cada platéia, fala coisas diferentes, escolhidas sob medida para agradá-las
Mentiu, mente e mentirá em qualquer situação que lhe convenha.

Você não moveu uma palha, em seis anos de presidência, para modificar as leis odiosas que protegem criminosos de todos os tipos neste País sedento de Justiça e encharcado pelas lágrimas dos familiares de tantas vítimas.

Jamais sua base no Congresso preocupou-se em fechar ao menos as mais gritantes brechas legais pelas quais os criminosos endinheirados conseguem sempre permanecer impunes, rindo-se de todos nós.
Ao contrário, o Supremo, onde você tem grande influência, por haver indicado um bom número de Ministros, acaba de julgar que mesmo os condenados em segunda instância podem permanecer em liberdade, até que todas as apelações, recursos e embargos sejam julgados, o que, no Brasil, leva décadas.
Isso significa, em poucas palavras, que os criminosos com dinheiro suficiente para pagar os famosos e caros criminalistas brasileiros podem dormir sossegados, porque jamais irão para a cadeia.
Estivesse o Supremo julgando algo que interessasse a seu grupo ou a suas inclinações ideológicas, certamente você teria se empenhado de corpo e alma.
Aliás, Lula, você nunca teve ideais, apenas ambições.
Você jamais foi inspirado por qualquer anseio de Justiça. Todas as suas ações, ao longo da vida, foram motivadas por rancores, invejas, sede pessoal de poder e irrefreável necessidade de ser adorado e ter seu ego adulado.

Você tem dividido a nação, jogando regiões contra regiões, classes contra classes e raças contra raças, para tirar proveito das desavenças que fomenta.

Aliás, se você estivesse realmente interessado, em dar aos pobres, negros e outros excluídos as mesmas oportunidades que têm os filhos dos ricos, teria se empenhado a fundo na melhoria da saúde e do ensino públicos.
Mas você, no íntimo, despreza o ensino, a educação e a cultura, porque conseguiu tudo o que queria, mesmo sendo inculto e vulgar. Além disso, melhorar a educação toma um tempo enorme e dá muito trabalho, não é mesmo?

A Imprensa faz-lhe pouca oposição porque você a calou, manipulando as verbas publicitárias, pressionando-a economicamente e perseguindo jornalistas.

Você pode desdenhar tudo aquilo que aqui foi dito, como desdenha a todos que não o bajulem.

Afinal, se você não é o maior estadista do planeta, se seu governo não é maravilhoso, como explicar tamanha popularidade?
É fácil: políticos, sindicatos, imprensa, ONGs, movimentos sociais, funcionários públicos, miseráveis, você comprou com dinheiro, bolsas, cotas, cargos e medidas demagógicas.
Muita gente que trabalha, mas desconhece o que se passa nas entranhas de seu governo, satisfez-se com o pouco mais de dinheiro que passou a ganhar, em consequência do modesto crescimento econômico que foi plantado anteriormente.

É esse, em síntese, o triste retrato do Brasil de hoje... E, como se diz na França, "l´argent n´est tout que dans les siècles où les hommes ne sont rien".


Gilberto Geraldo Garbi